Praia Grande, sábado,  19 de abril de 2014
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Histórico


Histórico da Empresa

 

           A Viação Piracicabana Ltda. - permissionária do serviço de transporte coletivo na Baixada Santista que atende o transporte municipal nas cidades de Santos e Praia Grande, além das linhas intermunicipais que percorrem por Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe - possui instalações nos municípios de São Vicente, Santos e Praia Grande.

          As operações na Baixada Santista foram iniciadas em 1993 com a aquisição da Viação Santos, São Vicente e Litoral S.A. Em 1994, a empresa ampliou sua atuação assumindo parte das linhas municipais de Santos, através de processo licitatório. A operação das linhas municipais de Praia Grande teve início no ano seguinte, em 1995. Os Terminais de passageiros Tude Bastos e Tatico que são parte integrante do processo licitatório, foram construídos na cidade em 1996. Neste mesmo ano a operacionalização das linhas intermunicipais de Praia Grande foi iniciada. Em 1997 e 1998 houve o processo licitatório de todas as linhas municipais de Santos, quando 100% passaram a ser operadas pela Viação Piracicabana.

 

          Pioneirismo, modernidade e inovação tecnológica fazem parte da história da empresa.

         Em 1998 deu início a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica com a introdução do Cartão Transporte para o Estudante. Este sistema foi consolidado em 2000 com a comercialização do Cartão Transporte Comum e a reestruturação da área Comercial. Criou-se os setores - dentro da área Comercial - Central de Atendimento (CAT) e VT Eletrônico em 2001, para permitir que as empresas adquirissem o Vale Transporte de seus funcionários eletronicamente, com mais facilidade e comodidade, através do Cartão Transporte.

        Visando a popularização do Cartão Transporte, foi criada, em 2002, a Promoção autorizada pela Caixa Econômica Federal “Cartão Premiado” que contou com a participação de artistas famosos em diversos eventos, quando acontecia o sorteio mensal da promoção. Isso fez aumentar o número de Cartão Transporte utilizado no sistema.

         Em 2003 as vendas de créditos eletrônicos foram incrementadas através de equipamentos denominados POS Off Line, locados em estabelecimentos comerciais (padarias, casas lotéricas, bancas de jornais etc), que são os pontos de venda terceirizados. Estes equipamentos foram projetados para a venda e recarga de créditos eletrônicos (abastecimento do Cartão Transporte Comum).

         Em 2007 é iniciada a atualização/modernização do sistema de bilhetagem eletrônica com a aquisição de novos equipamentos para a operação da empresa em Santos e Praia Grande. O projeto, denominado Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus (SISMO), é implantado primeiramente em Santos. O SISMO possibilita o monitoramento dos ônibus das linhas municipais da cidade através de GPRS (General Packet Rádio Service) que é uma tecnologia que permite o envio e recebimento de informações através de uma rede telefônica móvel.

        Após este período, iniciou-se em 2009 um projeto de atualização do sistema de bilhetagem eletrônica, com o objetivo de modernizar a tecnologia já existente e garantir a qualidade e satisfação no atendimento aos clientes. Este processo foi dividido em duas fases, sendo a primeira finalizada em 2011.

       A primeira fase consistiu na aquisição de novos Servidores de Bilhetagem Eletrônica, aquisição de equipamentos com nova tecnologia, desenvolvimento e continuação da tecnologia Recarga a Bordo, com a implantação em toda a frota de ônibus, permitindo o carregamento de créditos de Vale Transporte no momento do embarque e a implantação dos Cartões Smart (Cartões Múltiplos) em substituição aos bilhetes magnéticos, oferecendo vantagens aos usuários e ao meio ambiente, eliminando o descarte de papel, já que os cartões são recarregáveis e comercializados novamente.

 

Qualidade

         No início do ano de 2007 a empresa implantou o Sistema de Gestão Integrado e atualmente possui as certificações ISO 9001:2000 (Qualidade), ISO 14001:2004 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde Ocupacional) como conseqüência desse processo.




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